header-photo

Movimento Operário Europeu e suas influências no Brasil


O Movimento operário europeu conheceu, durante o século XIX, períodos de ascensão e refluxo. Como artismo, movimento popular que reivindicava reformas nas condições de trabalho e direito políticos.
Em 1864, o movimento operário ganhou força com a fundação da associação Internacional dos Trabalhadores. Os primeiro encontros foram marcados pelas divergências entre marxistas, anarquistas e sindicalistas.
Numa nova ascensão trabalhista foi fundada a segunda Internacional Operária (1889) com um sentido mais reformista e menos revolucionário, adotando os ideais da social-democracia Alemã, primeiro partido político socialista.
Em 1919, em moscou, em meio a Revolução Russa bolchevique, formou-se a terceira Internacional, que assumiu o nome de Internacional Comunista, conhecida também com Cominter, e seria o embrião dos partidos comunistas em todo o mundo.
Enquanto os socialistas passaram a ser rotulados pelos comunistas seguidores de reformismo Utópico, os comunistas eram acusados de serem radicais, revolucionários autoritários.
No Brasil, em 1917 fizeram uma greve gera que teve adesão de trabalhadores de várias cidades do interior paulista. Os grevistas tomaram controle dos bairros operários (Brás, Mooca e piranhas), em nome de uma extensa lista de reivindicações, aumento de salários, proibição de trabalho de menores de catorze anos, abolição do trabalho noturno feminino e de menores de dezoito anos, jornada de oito horas, pagamentos e hora extra, fim do trabalho aos sábados a tarde e garantia de emprego.
Em 1922, fundaram o partido comunista Brasileiro (PCB), que se tornou a principal liderança do movimento operário.

2 comentários:

Zanna Santos disse...

Gostei muito! Muito produtivo!! o movimento operário ganhou força com a fundação da associação Internacional dos Trabalhadores! (muito interessante)

Zanna Santos disse...

Gostei muito! Muito produtivo!! o movimento operário ganhou força com a fundação da associação Internacional dos Trabalhadores! No Brasil, em 1917 fizeram uma greve gera que teve adesão de trabalhadores de várias cidades do interior paulista. Os grevistas tomaram controle dos bairros operários (Brás, Mooca e piranhas(muito interessante)

Postar um comentário