header-photo

Greves Operárias




No Brasil, o primeiro grande movimento grevista ocorreu em julho de 1917, em São Paulo. A greve geral paralisou completamente a capital paulista. O movimento de iniciativa do operariado foi conduzido por líderes trabalhistas que eram adeptos das ideologias anarquistas e socialistas.

As reivindicações eram por melhores salários, condições do ambiente de trabalho, vantagens materiais e o reconhecimento ou aplicação prática de alguns direitos. Os grevistas foram brutalmente reprimidos pelo Estado, mas a greve geral representou um marco na história da organização autônoma do operariado brasileiro.
Outro exemplo da força política dos trabalhadores no Brasil ocorreu durante o período da ditadura militar (1964-1985) com as greves dos operários metalúrgicos da região do ABC.

Os movimentos grevistas dos metalúrgicos paulistas foram deflagrados por demandas unicamente de interesse dos trabalhadores (principalmente a luta por melhores salários e a autonomia sindical).

Porém, as manifestações rapidamente transbordaram para temas políticos e se tornaram num importante movimento em defesa da redemocratização do país. Um dos seus principais líderes era o metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva, eleito presidente do país em 2002, e que se faz nosso presidente ate hoje.


Por: Inalda Mata de Oliveira Netta.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/sociologia/greve-no-brasil.jhtm

7 comentários:

Caique Bastos disse...

Bem interessante, Lula foi um grande impulsor desse movimento, e eles sempre buscavam melhorias para os trabalhadores, dentre salários, vantagens materiais e condições de trabalho. Eram movimentos grevistas que paravam a socidedade.

Naianna Cristina

Caique Bastos disse...

O movimento operário tem uma longa história no Brasil, cujo auge deu-se no final dos anos 1970. As greves gerais, em plena ditadura militar, contribuíram para a criação da CUT – Central Única dos Trabalhadores –, a maior central sindical da América Latina. Também o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – e os movimentos de pequenos agricultores intensificaram sua organização neste período, que pode ser caracterizado pela queda do regime militar e pelo ressurgimento da força das organizações de esquerda.


Caique Bastos 2° Ano

Ligada na História disse...

Realmente o papel de Lula e de alguns movimentos foram o estopim para uma "vitória", nessa luta que parecia inalcasável... Demorou muito para acontecer, mas com a ajuda de Lula, e alguns políticos que lutavam pelos operários e trabalhadores, conseguiram através de manifestações o "ganho" dessa luta que batalhamos ate hoje.

Por: Inalda Mata de Oliveira Netta.

Zanna Santos disse...

As greves Operáias foram MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – e os movimentos de pequenos agricultores intensificaram sua organização neste período, que pode ser caracterizado pela queda do regime militar e pelo ressurgimento da força das organizações de esquerda.

Zanna Sanos 2° ano MT.

Ligada na História disse...

Zanna, realmente o atual MST surgiu nesse perido pois foi assim que surgiram os primeiros sindicatos, e a organização para reinvidicação!

Amanda Brito

Ligada na História disse...

Segundo a história que se conhece de Lula, ele foi um gande contibuinte para os pensamentos de esquerda da população brasileira.
Por Denise Sales

Caique Bastos disse...

Texto muito produtivo ! É possível ver a forma como os operários lutaram por seus direito, querendo melhores formas de vida e tratamento iguais à de pessoas dignas de respeito. É muito legal saber que o atual presidente da República participou ativamente dessas greves e dessa forma conseguiu resultados extraordinários.

Por: Amanda Bras, 2 ano.

Postar um comentário