header-photo

Greves Operárias


Greves operárias foi como ficou conhecido no Brasil o movimento de operários no início do século XX na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, garantias trabalhistas.

Com o crescimento industrial e urbano, surgiram bairros operários em várias cidades brasileiras. Formados em sua maioria por imigrantes estrangeiros, a vida nesses bairros era bastante precária, refletindo os baixos salários dos operários, a jornada de trabalho estafante, a absoluta falta de garantias de leis trabalhistas, como descanso semanal, férias e aposentadoria.

Os problemas eram muitos. Nas fábricas, por exemplo, ocorria o emprego maciço de mão-de-obra infantil, mais barata que a adulta. Muitas crianças empregadas acabavam com membro mutilados pelas máquinas [1] e, assim como os demais trabalhadores, não tinham direito a tratamento médico, seguro por acidentes de trabalho, etc.

Nesse contexto, surgiram as primeiras manifestações sob influência das ideias socialistas e anarquistas, que moviam as lutas operárias internacionais. Tanto no Brasil como em outros países, lutava-se tanto por resultados imediatos (a conquista de melhores condições de trabalhos e salários, por exemplo) como por objetivos mais amplos, dentre eles a derrubada do sistema capitalista e implantação de uma sociedade mais igualitária.

A organização dos trabalhadores resultou na fundação de associações sindicais e de jornais operários, tornando o movimento mais forte para enfrentar as inúmeras dificuldades. Seguindo o exemplo dos trabalhadores de outros países, surgiram manifestações e greves em vários estados, destacadamente em São Paulo, onde se concentrava o maior número de indústrias.


Por: Amanda Brito

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Greves_oper%C3%A1rias

6 comentários:

Unknown disse...

Então podemos perceber, ao mesmo tempo que há um certo beneficioo seja economicamente, socialmente este pode trazer consequencias...nesse caso aconteceu com as instalações de industrias a trazer empregos, porém nao conseguia suprir as necessidades dos operarios fazendo com que estes fizessem manifestações relacionado com '' os baixos salários dos operários falta de garantias de leis trabalhistas, como descanso semanal, férias e aposentadoria''...

Gosteeei =D LEGAL!!

Por:Fabíola

Caique Bastos disse...

A partir do texto, podemos compreender o movimento opoerário em sua essência, ou seja, a forma como o movimento se desencadeou, o porquê do movimento ter sido tão importante para melhorar as condições dos operários da época. Sabe-se que o atual presidente do nosso país teve uma forte participação em movimentos influenciados pelo mesmo.

Gostei da postagem. Ótima fonte de pesquisa !

Por: Amanda Bras

Ligada na História disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ligada na História disse...

Amanda Brás, Sim nosso presidente foi o fundador do partido dos trabalhadores surgido posteriormente ao movimento, e tanto as lutas partidárias quanto as sindicalistas foram importantes para a transformações do codigo trabalhista brasileiro!

Ligada na História disse...

Amanda Brás, Sim nosso presidente foi o fundador do partido dos trabalhadores surgido posteriormente ao movimento, e tanto as lutas partidárias quanto as sindicalistas foram importantes para a transformações do codigo trabalhista brasileiro!

Amanda Brito

Ligada na História disse...

Fabiola, As revoluções industriais trouxe um grande avanço para a sociedade com o exodo rural inclusive porém vieram grandes problemas como a exploração dos trabalhadores e o super lotamento das cidades

Amanda Brito

Postar um comentário