header-photo

Movimento Operário-Denise Sales

Movimento operário

Na antiga República aconteceu todo um processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país, com isso as autoridades brasileiras não deram a devida importância para a informação aos trabalhadores de seus direitos. Por esse motivo operários se organizaram para procurar “cobrar” melhoras.

Muitos imigrantes europeus participaram de tal organização, estes eram influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Foram organizadas reuniões que mais tarde tornaram-se os primeiros sindicatos. As greves foram acontecendo em grande escala como forma de demonstração de rebelião aos parâmetros impostos a tais trabalhadores.

Houve inúmeros conflitos entre trabalhadores e policiais, gerando mortes, e o comportamento de rebeldia aumentava cada vez mais. Passadas todas as agitações, foi organizada a fundação PCB, Partido Comunista Brasileiro, inspirado pelo Partido Bolchevique Russo. Á parte, os sindicatos passaram a se organizar melhor, mobilizando um grande numero de operários pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.


Por Caroline Denise 2º ano EM


Bibliografia: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm

4 comentários:

Zanna Santos disse...

O movimento operáio foi o processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país. Que causou um grande conflito no Brasil. Muito Bom!! Zanna Sanos 2° ano MT.

Ligada na História disse...

Cara Zanna, trazendo essas ransformações toda a história apartir desse acontecimeno foi influênciada, portanto, atualmente nos temos profundas influências desta época.
Por Denise Sales

Ligada na História disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caique Bastos disse...

Tema muito bem abordado. Podemos aprender que, por exemplo, imigrantes europeus participaram ativamente da organização de tais movimentos, e eram influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Também foi abordado o tema de os conflitos aglobarem trabalhadores e policiais, e os comportamentos de rebeldia aumentarem cada vez mais.

Por: Amanda Bras, 2° ano.

Postar um comentário